As ondas sonoras dos sons agudos possuem maior frequência do que as dos sons graves. Ondas de maior frequência são mais facilmente refletidas por superfícies planas, lisas. Em uma sala vazia, quando alguém fala para a câmera de uma certa distância, um microfone colocado na câmera vai captar as ondas sonoras que saem da boca da pessoa e percorrem uma trajetória reta até ele. Mas, também, vai captar as que saem da boca da pessoa, encontram as paredes, o chão ou o teto, refletem-se nesses locais e acabam chegando ao microfone.
Estas ondas que chegam atrasadas somam-se às ondas originais e constituem a chamada reverberação. São compostas, como mencionado no início, principalmente por ondas de maior frequência, ou seja, sons na faixa médios para agudos.
Pode-se diminuir drasticamente o efeito da reverberação dificultando a reflexão das ondas que não percorrem diretamente o caminho entre a pessoa que fala e o microfone na câmera.
Uma das soluções é colocar o microfone o mais próximo possível da pessoa, situação onde praticamente todas as ondas sonoras captadas pelo mesmo serão diretas e não refletidas.
Quando isto não é viável, funciona recobrir a sala (ou buscar outro local) com carpetes, quadros, móveis, etc.. notando que superfícies irregulares absorvem mais facilmente as ondas sonoras – ou seja, é preferível um banco de tecido a um de madeira por exemplo, ou um tapete felpudo a um praticamente liso. É por este motivo que as paredes dos estúdios são recobertas por material especial que dificulta a reflexão das ondas sonoras, com o intuito de eliminar as reverberações.
Uma parceria com ::Fazendo Video
Commentaires