Você deseja produzir um excelente documentário, mas ainda não sabe por onde começar? Existem diversas dicas que podem te ajudar a fazer uma produção com bastante qualidade.
Isso porque a boa escolha dos equipamentos, e também a roteirização, a direção e a edição bem feita faz toda a diferença no resultado final da produção.
Ficou curiosa para saber quais são essas dicas? Confira a nossa matéria, pois listamos as principais instruções de como produzir um documentário!
Tenha equipamentos de qualidade
Nada melhor do que produzir um documentário com imagens em alta definição e que tenha excelente áudio, não é mesmo? Então aposte em equipamentos de qualidade, como câmeras filmadoras, microfones e aparelhos de iluminação!
Antes, de realizar a compra dos equipamentos faça uma grande pesquisa, e escolha os aparelhos que mais se adequem às suas necessidades.
Assim, você conseguirá aliar o custo-benefício a um bom resultado para a sua produção, de forma que fique bastante satisfeita.
Mostre diferentes pontos de vista
É importante que a documentarista não apresente apenas o seu posicionamento e suas perspectivas sobre determinadas circunstâncias, e sim exponha o fato como ele realmente é, ou melhor, abra espaço para as ambiguidades e tenha liberdade para mostrar as diversas nuances da história.
Assim, é possível que o público tire as suas próprias conclusões, e formule as suas ideias sobre a história, o que proporciona ainda mais emoção para o indivíduo que está assistindo ao documentário.
Então, antes de começar a produzir um documentário, pare e pense sobre qual mensagem quer compartilhar, e qual a emoção deseja repassar para o público. Foque nisso, e as chances de que a sua produção seja um sucesso serão ainda maiores.
Fique atenta aos detalhes
Toda documentarista deve sempre ficar atenta aos detalhes durante a produção dos documentários, pois esses podem fazer toda a diferença no resultado final do trabalho.
Por isso, o ideal é prestar bastante atenção em relação ao enquadramento da câmera para que seja feita uma excelente composição de imagem, de forma que essa consiga proporcionar harmonia visual para a produção, e assim impactar o público.
Além do enquadramento, é preciso se atentar à estabilização da imagem, para que essa não fique tremida e confunda o público, e também aos planos, definindo antecipadamente se as imagens ficarão estáticas ou em movimento em determinada cena.
Capriche na edição
Durante a preparação do roteiro e a gravação das filmagens é preciso sim ter bastante foco, e ficar atenta quanto aos detalhes. Mas, isso não deve ser diferente na hora de fazer a edição, afinal essa é uma das partes mais importantes da produção de um documentário.
Então, contrate uma equipe de sua confiança para preparar uma edição de qualidade, assim o seu documentário terá uma excelente repercussão, e você conseguirá repassar a um extenso número de pessoas a mensagem que tanto deseja.
Gostou das nossas dicas sobre produção de documentário? Se você tem mais alguma informação a acrescentar compartilha com a gente e com os outros leitores, comentando aqui embaixo!
Comments